quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

E vai rolar a festa


O frio está chegando e com ele também, as festas juninas. Como vem acontecendo com toda atividade cultural, essa também não escapa das influências da mídia. Mas para nós que moramos numa cidade do interior, onde algumas tradições ainda são mantidas, temos o prazer de ver festas genuinamente “juninas”, com quentão, fogueira, danças típicas... Algumas mudanças foram para o bem, como a conscientização de não se soltar mais balões, que coloriam as noites, mas provocavam perigosas queimadas. Outras mudanças não fizeram tão bem assim. Hoje praticamente não se usa mais a velha banda de música que foi trocada pela música mecânica. Mas uma coisa ainda não mudou e poderia mudar, para o bem dos nossos tímpanos e dos coitados dos cães que sofrem tanto com a barulheira feita pelos foguetes. Ressalvo que os fogos de artifícios (aqueles que não fazem estrondos) são uma atração muito bonita, colorindo as noites frias e marcando o ponto alto das festas, normalmente dedicada a um santo. E por falar nos santos, será que eles gostam de todo esse barulho? Eu tenho cá minhas dúvidas. Aliás, será que alguém gosta do barulho dos foguetórios? Essa é uma tradição que poderia ser repensada, acho que até os “santos” gostariam de uma festa menos barulhenta, isso alguém pode até negar, mas acho que a maioria vai concordar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário